domingo, 26 de julho de 2009

Curva Glicemica



Esse exame exige uma dose de paciência porque você fica quase uma manhã interinha no hospital para colher de hora em hora algumas amostrinha de sangue. Cheguei as 7:30 e sai por volta de umas 11:00 da manhã. Você é levada a uma salinha de repouso e lá fica a espera do enfermeiro para coletar a quantidade de sangue exigido. Assim, já orientada a respeito das horas que iria passar no laboratório, me encarreguei de não deixar de levar um livrinho para me distrair.

COMO É A CURVA GLICÊMICA?

Também conhecida como teste de tolerância oral à glicose (TTOG), a curva glicêmica consiste na administração de 75 g de glicose - em solução aquosa a 25% - por via oral, seguida de coletas seriadas de sangue, nos tempos 0 e 120 minutos, para a dosagem de glicose. Em crianças, administra-se 1,75 g/kg de peso corporal até a dose máxima de 75 g.

Agentes Etiológicos com Potencial Patogênico:


AUMENTO DA FORMAÇÃO
NORMAL até 139 mg/dl
INTOLERÂNTE (tolerância diminuída) intolerânte à sobrecarga entre 140 e 200 mg/dl
DIABETES MELLITUS acima de 200 mg/dl

Para garantir a fidelidade dos resultados de um teste de sobrecarga oral à glicose, os seguintes cuidados devem ser tomados:
- nos 3 dias que antecedem a prova, o paciente deve ingerir, pelo menos, 150 g de carboidratos por dia;
- o paciente deve estar exercendo suas atividades físicas habituais, mantendo-se em regime alimentar usual, exceto pela adição da quantidade de carboidratos indicada no item anterior;
- o paciente não deve estar usando medicação que, sabidamente, interfira no metabolismo de carboidratos;
- durante o teste, o paciente deve se manter em repouso e, se possível, sem fumar;
- a prova deve ser realizada pela manhã, com o paciente em jejum de 8 a 10 horas.
Mesmo com todas essas precauções, é importante salientar que os resultados dessa prova, em testes realizados em dias diferentes, podem se mostrar conflitantes. Assim, a interpretação sempre deve ser feita com cautela, por um médico que conheça a história clínica do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário